A fórmula secreta para privilegiar seu site nas páginas de resultados do maior buscador da internet
A concorrência cresce rapidamente. A cada dia, surgem novos sites que disputam a preferência nos resultados do Google e de outros buscadores.
Para encarar essa guerra, é preciso equipar seu site com uma boa ferramenta se SEO (Search Engine Optimization). Basicamente, o mecanismo faz com que a página seja melhor compreendida pelas ferramentas de buscas. Com isso, seu site terá um posicionamento privilegiado na lista de resultados das ferramentas de pesquisa e, consequentemente será mais visitado.
Esta reportagem apresenta as 20 melhores ferramentas de SEO, gratuitas e pagas, de acordo com suas necessidades. Você não precisa todas ao mesmo tempo. E mesmo após escolher uma das opções, terá de fazer um planejamento para aproveitar as vantagens do mecanismo escolhido.
Também é importante fazer um projeto de pelo menos seis meses e segui-lo religiosamente. Preparação é fundamental, já que as ferramentas estão aqui para ajudar, mas não resolvem tudo sozinhas.
Faça Pesquisas
Antes de começar qualquer melhoria no seu site ou construir backlinks (arquivos de entrada), primeiro, será preciso fazer algumas pesquisas.
O sistema se baseia na determinação de palavras-chave que devem ser escolhidas de acordo com o foco, o tráfego da página e a competição entre as palavras. A meta é escolher as mais relevantes, que são mais fáceis de serem convertidas em vendas.
Google AdWords
Adwords.google.com.br
A ferramenta de palavras-chave mais conhecida. O serviço do Google permite encontrar termos relacionados, e ainda fornece pesquisas de números de acessos por mês, tanto no Brasil como no mundo. Dessa forma, fica mais fácil procurar palavras-chave que funcionem melhor para sua página, com base nessas pesquisas. Há a possibilidade de exportar os dados para o Excel, o que possibilita a manipulação e organização das informações. Assim, será mais simples encontrar uma palavra-chave que servirá como ponto de partida para a sua lista.
Como esta ferramenta é gratuita, já é um começo mesmo para SEOs profissionais. Nem sempre os resultados produzidos são perfeitos, então é preciso entender a diferença entre correspondência exata e ampla ao fazer uma pesquisa.
No geral, é um dos melhores serviços de busca de palavras-chave disponíveis atualmente. É claro que todos querem ser encontrados pelos consumidores nas páginas de pesquisa.
Para aqueles que estão promovendo a página de uma marca nova ou de um site qualquer, que não tenha conseguido muito acessos, seria interessante gastar um pouco com o Google AdWords. Assim, será possível testar quais caminhos surtirão efeitos. Imagine promover uma palavra-chave por seis meses e acabar descobrindo que ela não funciona para o seu negócio?
É aí que o SEO entra, para testar quais palavras combinam com o seu website.
KeywordSpy
Uma das melhores formas de descobrir palavras-chave é analisando os concorrentes.
O KeywordSpy oferece uma serviço de pesquisa deste tipo. O usuário pode espiar o que os seus concorrentes têm trabalhado, e como andam suas campanhas de Custos Por Clique (CPC).
Os CPC podem muitas vezes indicar quais palavras convertem melhor, e a competição já servirá para testar isso. Outras alternativas do KeywordSpy incluem o WordTracker e o SEMrush.
Micro Niche Finder & Market Samurai
As duas ferramentas ajudam a encontrar um nicho especifico de atuação, e oportunidades para palavras-chave no longo prazo. O Micro Niche Finder permite a análise de dados de muitas fontes diferentes, e ver aspectos especiais, como a FdC (Força de Concorrência) e a ICO (Intenção comercial Online). O valor da ICO vai lhe dizer se as pessoas estão pesquisando para comprar algo, ou apenas para obter informações sobre um determinado produto.
SimilarSites
O SimilarSites mostra páginas que são parecidas com a que o usuário quer promover. Os resultados das pesquisas no Google vão ajudar a encontrar a maioria dos concorrentes, mas talvez alguns deles estejam usando
palavras-chave diferentes da do seu site. Com este serviço, é possível pesquisar com quais palavras seus “adversários” estão trabalhando. Uma idéia simples e muito útil.
Otimize seu site
Após determinar as palavras-chave que serão usadas, será preciso otimizar o conteúdo e o código da sua página. À medida que as informações do site são estruturadas, a ajuda do Google para definir a sua página fica mais perto.
Mas, ainda há muito para checar, especialmente se seu site é dinâmico, com milhares de páginas. É preciso ter certeza de que as palavras-chave escolhidas são as certas, e que não há nada que atrapalhe o rastreamento do Google. Outras ferramentas cuidam especialmente disso.
Xenu Link Sleuth
Home.snafu.de/tilman/xenulink.html
Este fantástico recurso gratuito rastreia seu site de forma semelhante ai Google, e encontra rapidamente backlinks quebrados, entre outros problemas. Será que todas as suas páginas podem ser encontradas? O Xenu Link Sleuth oferece uma visão ampla das paginas do seu site, e ainda conserta alguns erros que possam aparecer. Aqueles que conseguem ter o hábito de usar essa ferramenta em qualquer website criado contam com a prevenção de pegar mancadas que poderiam causar problemas no futuro.
Google: Ferramenta para Webmaster
as ferramentas para webmasters do Google são outro serviço gratuito, capaz de fornecer um feedback importante sobre a situação do seu site nas paginas de pesquisa. Um mapa baseado em seu site é configurado e funciona como um raio-X. Assim, é possível ter um diagnóstico completo para a sua pagina, com erros rastreados e sugestões de HTML.
A principal dica para construir backlinks é: identificar as perspectivas e extensões.
Google PageSpeed
HTTP://code.google.com/intl/pt-BR/speed/page-speed/
A velocidade de um website pode influenciar diretamente na posição que ele terá nas pesquisas. Por isso, o Google fornece outra ferramenta de graça para fazer esta medição.
A pagina também contribui com dicas importantes sobre como torná-la mais rápida. Alguns ajustes simples podem fazer toda a diferença, os visitantes ficarão mais felizes também.
Seo Powersuite – Website Auditor
Link-assistant.com/website-auditor
O website Auditor é um recurso pago, o que é compreensível. De inicio, a ferramenta se parece muito com o Xenu, mas cai muito mais longe e oferece relatórios fáceis de entender para melhorar o seu site com SEO. Ele também faz ligações internas e ainda ajuda a encontrar formas de aumentar i ranking de páginas que precisam de mais destaque. O serviço também é capaz de otimizar conteúdos, com ferramentas que analisam o que seus concorrentes estão fazendo.
SEOmoz
Provavelmente, um dos melhores sites de SEO disponíveis nos dias de hoje. O SEOmoz é encontrado por toda parte e por duas boas razões. Primeira: combina recursos e ferramentas para criar um ótimo lugar de aprimoramento dos conhecimentos na área. E segunda: o serviço tem um visual bacana. O que o diferencial de todos os outros mecanismos de SEO é que ele oferece recursos fantásticos, treinamento e dicas. Se sobraram ainda algumas dúvidas, existe um sistema de perguntas e respostas, onde o usuário pode tirar duvidas com especialistas.
Há também seminários pela web sobre o tema, nos quais profissionais membros se conectam diretamente com os especialistas através do SEOmoz. Cada seminário dura uma hora e meia e trata de pontos específicos de SEO ou temas sobre marketing online.
Para saber mais sobre um site específico, o SEOmoz oferece o chamado Open-site Explorer (OSE). Ele ajuda a comparar a popularidade da sua página não só em termos de backlinks, mas também em menções em redes sociais. Para completar, o serviço ainda possui uma comunidade específica.
Além de funcionários da empresa, usuários também podem contribuir.
Eles podem escrever em um blog, o YouMoz, um lugar onde qualquer um pode digitar um artigo sobre SEO e receber comentários de outros visitantes.
Alguns temas mais importantes aparecem na forma de pop ips, que promovem o blog principal. É um ótimo caminho para saber mais sobre SEO.
Construção de links
Existem vários sites pela rede que oferecem serviços de construções de backlinks pelos mais variados preços, mas esta lista não inclui nenhum deles. Em vez disso, vamos supor que o usuário esteja construindo seus próprios links e à procura de ligações de qualidade e de páginas mais confiáveis.
A principal dica para construção de backlinks é: identificar perspectivas e extensões, para construir relações seguras. Há muita informação para manter o controle, e as ferramentas que virão a seguir poderão facilitar todas as coisas.
MajesticSEO
O MajesticSEO rastreia a internet como os espiões do Google, e armazena todas as informações em sua própria base de dados. Com estes arquivos reunidos, a ferramenta é capaz de fornecer informações extremamente úteis sobre o seu site e seus concorrentes. Quer saber todos os backlinks que as outras Páginas têm? Sem problemas! Basta criar um relatório rápido.
Seus concorrentes podem ter backlinks de que o seu site também precisa. Além de proporcionar uma análise de técnicas que os seus rivais estão usando e como conseguiram aquela posição nas buscas. Talvez eles tenham lido mais artigos, ou estejam pagando para aparecer nas pesquisas. O usuário pode mergulhar nos dados e descobrir todo o tipo de informações úteis.
Outro destaque é uma ferramenta de histórico de backlinks, que traça as descobertas feitas ao longo do tempo. Isso é ótimo para ver quantos SEO seus concorrentes estão usando. Se a sua página não consegue muitos backlinks por mês, então é hora de colocar a mão na massa. Talvez seja importante saber se o seu servidor está em uma vizinhança ruim, afinal não é bom ter seu site manchado com spams ou coisas do tipo. Com a ferramenta da vizinhança do Majestic, basta entrar no seu domínio e o aplicativo irá fornecer uma lista de outros sites que tenham o mesmo IP nas proximidades. Se surgir um monte de páginas com spam, pode ser melhor considerar mudar o seu provedor de hospedagem. O Majestic SEO também inclui um recurso chamado Clique Hunter, capaz de analisar os links de vários sites de uma só vez. Esses dados podem servir para saber sobre o seu site, seus concorrentes e as ligações que ainda não possui. É bom lembrar que o serviço também tem o Million tool lists, recurso que lista milhões de websites. Por curiosidade, os três melhores sites do momento são o google.com, o facebook.com e o adobe.com.
Ontolo
ontolo.com
O Ontolo é útil para ajudar a encontrar boas perspectivas para links externos. O usuário informa as palavras-chave ao Ontolo, que vai escanear a internet e oferecer muitas opções divididas em categorias. Essas perpectivas podem apontar para boas oportunidades de backlinks. Por exemplo, é possível fazer convites de postagem a outras páginas, mas alguns são mais propensos a aceitar mensagens de clientes.
BuzzStream
Tentar se manter no topo com tudo que está ao seu alcance, como e-mail, telefone, Twitter, pode ser uma tarefa enorme. O resultado são grandes folhas de Excel com todos os seus contatos, e pessoas que nunca foram acionadas antes esquecidas. O BuzzStream resolve este problema facilmente com uma solução online customizada que mantém todas informações em um só lugar, separadas por categorias, por site e campanha. Isso também permite o envio e e-mails diretamente do sistema e, automaticamente, adiciona pessoas em um histórico de contato. Além disso, o serviço pode ajudar com a prospecção de links externos, encontrando novos sites. Ele também faz gerenciamento de projetos e oferece tarefas para os membros da sua equipe, além de acompanhar seus links para garantir que não se percam.
Longe de serem tão importantes quanto a construção de links, o “Curtir” no Facebook e os “tweets” no Twitter podem fazer a diferença
Mídias Sociais
Atividades nas redes sociais têm provado que influenciam rankings de pesquisa e agora estão se tornando partes importantes de campanhas de SEO.
Longe de serem tão importantes quanto a construção de backlinks, o “Curtir” no Facebook e os “tweets” no Twitter podem fazer a diferença.
SproutSocial
sproutsocial.com
Uma empresa pode ter inúmeros perfis em redes sociais nos dias de hoje.
Se não souber aproveitar os “curtidores” no Facebook, as contas no Twitter, Google Plus e Linkedln, pode ser difícil se manter no topo de cada uma dessas plataformas. O SproutSocial é uma ferramenta que serve para o gerenciamento dessas mídias sociais. Com ela, campanhas podem ser feitas facilmente para promover suas ofertas. E será possível também interagir mais com as suas comunidades on-line.
Rastreamento e análise
Monitorar resultados ao longo do tempo é extremamente importante. Tudo que vier dos rankings do Google, até quanto dinheiro está sendo investido, é válido.
Google Analytics
www.google.com/intl/pt-BR/analytics/
Rankings são muito bons mas, como mecanismos da SEO, precisamos nos lembrar do toque final, que é: ganhar dinheiro. Então, agora que temos as posições, precisamos saber se estão funcionando e quanto está sendo gasto com pagamentos on-line. Ao usar o Google Analytics e o rastreamento de e-commerce, pode-se ver o que é preciso ajustar na campanha de SEO ao longo do tempo determinado, com palavras-chave que funcionam da melhor forma possível de acordo com as perspectivas de negócio.
Administração
Administrar uma campanha de SEO pode ser uma tarefa trabalhosa, especialmente se houver uma equipe inteira no projeto, empenhada ao mesmo tempo. Por isso, talvez seja bom considerar, também, ferramentas de gerenciamento de projetos, como as Microsoft Project ou BaseCamp.
Rastreamento e análise
CheckMyPositions
O CheckMyPositions tem o único objetivo: rastrear diariamente as posições do seu site nos mecanismos de busca. É possível fazer relatórios facilmente sobre como as posições da sua página estão se comportando (se estão melhorando ou caindo). Ter acesso a estes dados é muito importante no processo de tentar entender quais mecanismos de SEO estão dando resultados. Tentar rastrear posições manualmente, com várias palavras-chave é muito difícil e leva muito tempo, então esta é uma função fundamental em uma ferramenta de SEO.
LinkDex
A plataforma LinkDex é feita de muitos recursos diferentes. A principal característica são as tarefas de SEO e o gerenciamento de projeto. É bem simples usar e muito efetivo. A área de gerenciamento atribui tarefas para diferentes membros da equipe e faz relatórios. O LinkDex fornece algumas listas de amostras de tarefas para que o usuário comece e depois, claro, é possível estabelecer outras. Um recurso incrível rastreia mudanças no ranking, o que é muito útil. Há um sistema de analise de links externos que ajuda a verificar a quantidade de links comparado aos concorrentes. Existe também um sistema de otimização para sites, que marca páginas e sugere melhorias.
O LinkDex oferece algumas análises mais detalhadas, como um verificador de palavras-chave que oferece a possibilidade de comparar websites.
Por fim, relatórios também podem ser criados e exportados em diferentes formatos de arquivos.
Raven Tools
raventools.com
O Raven Tools pode resolver quase todos os seus problemas com SEO. A sua lista de recursos é tão grande que não será possível citar todos nesta reportagem. Ferramentas de pesquisa podem ser usadas para contactar administradores, gerenciar palavras-chave, usar dados do Google AdWords e Analytics, e até acessar seus sistemas por meio de um aplicativo gratuito para o sistema operacional iOS. Isso também vai bem para os diferentes tipos de usuários. Tarefas podem ser atribuídas a uma equipe com pouco esforço, o que garante o domínio total da sua campanha de SEO. Há também ferramentas para mídias sociais, gerenciamento de conteúdo e conexões com sistemas, como o BaseCamp e o MailChimp.
Tuesday, August 28, 2012
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